Deus, seu sorriso é uma janela para minha alegria. A noção exata de te sentir me faz tão feliz. Foi tão rápido que descobri o brilho de um astro, aquele que iria fazer de minha história um recomeço de amor. Houvram pedaços que se soltaram, e ficaram lá atrás, mas eu não esqueci. De certo modo estão colados na minha memória. Todos tiveram suas cores, alguns cinzas, craquelados, alegres, e outros coloridos demais.Em cada um deles eu vivi de coração. Eu ouvi o AMOR me chamar, ELE brincava comigo quando minha tristeza precisava de risos. Eu senti sua voz me ninar, quando eu chorava de frio e de fome. Adormeci muitas noites, imaginando um copo de leite, nem precisava ser quentinho e cheio, bastava matar minha fome. Muitas vezes não fazemos nada, e não há nada que se possa fazer com isso. Mas a minha direção era sempre iluminada pelo Sol. Por quê? Eu me fiz muito essa pergunta. Mas tratava de me fortalecer me dando a resposta positiva, que um dia tudo iria ser bem azul, e no fundo um arco-íris mandado pelo Céu, iria indicar a direção que eu precisava seguir. “Não chore Fernandinha, a gente um dia vai ter um pai e uma mãe, irmãos, um lar e você até vai poder comer empada no domingo”. Eu me dizia isso sempre que pensava não haver mais maneira de me dar força, por me sentia fraca de fome. Eu olho para trás e sinto um orgulho tão grande de mim, é sério! Eu sinto. Quando recordo aquele tempo, meus olhos mergulham num mar de emoções. Como fui corajosa diante das noites em bancos de praças. Mas eu não sabia o que era perigo até eu ficar grandinha. No entanto tudo já vem bem detalhado, e com um cuidado excessivo do Criador. Nenhuma criança fica desamparada a seus olhos. Ontem eu vi do ônibus, um menino de rua caído com um saco de cola nas mãos, aquilo me doeu inteira. Pedi que o Senhor colocasse alguém em seu caminho ali, para ajudá-lo a sair daquilo. Precisamos conscientizar nossas crianças, de que as drogas são bichos papão desde cedinho, para que elas não tenham a curiosidade de experimentar. Orientar estas crianças de que não devem aceitar balas ou qualquer outro presente de estranhos, porque existem muitas pessoas mal intencionadas por aí. É incrível como a confiança perdeu o sentido no mundo. E o mal tomou conta de corações por opção de quem os carrega. Comecei falando de amor e me estendi para outro rumo, que não deixa de ter amor no meio. Mas eu sinceramente espero que o hoje, seja mais correto em relação àqueles que moram nas ruas por falta de opção. Eu espero que cada olhar que se depare com um sem-teto, esteja de alguma forma próximo de fazer a sua parte. É perigoso se aproximar de alguém assim? Na maioria das vezes sim, mas há muitas formas de ajudar. Tive sempre em mente o que queria. Aprendi a ler sozinha juntando palavras, me fascinava quando via alguém lendo próximo a mim, era sempre uma nova descoberta. Agradeço pelo que tenho hoje, ao Senhor do alto que nunca me deixou sozinha, por meus pais que mesmo eu sendo uma menina-grande não hesitaram em me adotar aos 14 anos de idade. ♥

★☾ ✿Gente - Miúda✿

★☾ ✿Gente - Miúda✿
Era uma vez, uma garotinha que se chamava... Bora ler!

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Especialmente especial

Autoria: M.Fernanda
Imagem: Google

Você é especialmente especial Deus...
Ela caminha olhando o Sol que desponta na beira da praia.
O dia parecia refletir o brilho das estrelas naquele Céu que ela admirava, tanto nos dias quanto nas noites, mas naquele momento sua cabecinha precisava reorganizar as ideias do ontem, e aninhar a esperança dos que não aprenderam a viver na paz. Ninguém deveria ser privado do costumeiro riso de todos os dias.
Quem é você? Lhe diz a garota de óculos cor rosa sentada numa toalha toda desenhada de beijinhos.
Ela toda contente lhe responde:
- Me chamo Fernanda, mas pode me chamar de Fernandinha, e você?
A outra menina lhe olha de soslaio e depois de um tempinho responde:
- Diane. Você veio para pedir garota?
- Não, vim ajudar Maria, a moça da faxina.
- E por que não está faxinando com ela?
- Porque ela me disse que eu já havia feito o que meu tamanho podia.
- E o que era? Limpar debaixo das camas? hahaha
- Não, limpar todos os calçados do seu quarto, e você tem um montão assim ó. E abrira bem os braços para aperfeiçoar o modo de dizer que era muitos sapatos.
- E todos bem novinhos, puxa!
- Ah! Pois. São mesmo.
- Pode ir pegar um suco na cozinha?
- Claro!
- Mas você também quer?
Ela deu uma gargalhada e logo em seguida disse:
- Você pensa que o suco é para quem?
- Para mim?
A gargalhada saíra bem forte e única num estrondoso desdém.
- Sua menina boba, é para mim.
Fernandinha foi buscar então o suco e veio bem lentamente para que não sujasse o chão. Enquanto fazia o trajeto cozinha e piscina, ela pensava: como deveria ser muito bom morar num lugar tão bonito assim. Mas se era tão bom assim, por que Diane parecia tão zangada com tudo?
Então ao chegar no seu destino e entregando o suco à outra garota ela pergunta:
- Seu lar é tão aconchegante e bonito, mas por que você parece infeliz?
Não obteve resposta, compreendeu que se a tivesse seria com uma ponta de sal nas palavras, pois quem se cala guarda um conteúdo muito vasto de respostas, e às vezes estas respostas doem no fundo da alma, e por isso se calam para não doer mais.
- Diane?
- Diz.
- Quer conversar do que sente no coração?
- Como assim?
- A Sra. Selma lá da venda do seu Marco diz que quando não sorrimos é porque trazemos uma tristeza gigante por dentro. E eu penso, se ela for tão grande dessa forma quanto ela diz e faz a gente não sorrir, é porque de alguma forma perdemos o nosso riso em algum lugar escuro, e para achar é preciso ser sábio para ir em busca dele de alguma forma, não acha?
- Não estou te entendendo, você é muito, muito estranha, e diz cada coisa.
- Bem, ser estranha eu sei que sou, já ouvi tanto isso que acabou virando adequado para mim, mas eu só queria te dizer que você precisa ser corajosa para entrar lá dentro de você e explorar, e achar o seu riso de volta e trazer ele para seus lábios novamente, porque sorrir é tão maravilhoso e transborda o que sentimos, e ensina o outro a sentir a mesma força também.
- Escuta, eu não quero falar de mim, e se você pergunta tanto, por que não fala um pouco de você? Vai fala!
Fernandinha demora um pouco e depois diz:
- Mas eu não tenho nada de colorido para contar, quero dizer, não sei o que contar que possa te fazer sorrir. Mas posso te contar como é legal onde eu moro. Tudo bem, é mais legal que a sua bonita casa, mas também né? É do lado de fora.
- Do lado de fora? O que quer dizer Fernanda?
- Primeiro eu acordo com o Sol saindo lá do Céu, e ele vem cheio de vários raios brilhantes, e nessa hora eu já sei que o Senhor do alto o mandou mais uma vez ficar colado na parede do mundo para encher os homens da Terra de energia do bem. Depois escuto o barulho das ondas do mar, e elas me fazem perceber como ELE é especial, pois construiu coisas tão belas e não as deixou trancadas para que os homens não tivessem acesso, mas as deixou lá para que cada um perceba que ali mora a alegria, que assim como o Sol e o mar existem todo um resto como a chuva, os pássaros, as flores, o verde imenso das matas, os animais, e que cada dia nós esbarramos com tudo isso, e poder lembrar que o Senhor do alto fez para todos nós é uma dádiva. O que eu não consigo compreender é porque os homens são tão infelizes tendo tanto?
- Talvez seja porque nós não somos capazes de enxergar com a humildade de alguns.
- Então a humildade é como uma lente?
- Talvez.
- Então é uma lente da alma?
- Não sei responder, você faz muitas perguntas e fala demais também.
- É eu sei...
- Posso fazer mais uma pergunta?
Depois de silenciar um tempo Diane responde:
- Pergunta...
- É bom ter pai e mãe né?
- Você não os tem?
- Não aqui comigo.
- Disso eu sei, você veio só com Maria.
- Ah não, quero dizer que nós não nos conhecemos ainda, mas eu tenho.
- Então essa história de bancos de praça e de mar... Você mora nas ruas de verdade?
- Moro e, tomo banho num chafariz, e guardo meus cadernos na igreja.
- Fala sério! Mora na rua?
- É moramos juntas. Moramos num quadro pintado pelo papai do Céu.
Silêncio...
- Fernanda...
- Sim!
- Às vezes acho-os irritadores, mas é bom ter pais sim. Talvez eu é que seja irritante. Sempre exigente e nunca gentil.
- Se eu tivesse pais iria ter uma cama feito a sua, e suco para tomar, mas sabe? Eu não iria querer pedir para ninguém, iria querer ir buscar e abraçar a minha mãe enquanto ela estava preparando o almoço.
- E se seus pais trabalhassem fora, e você os quisesse ver, e só os visse um pouco antes de dormir?
- Ah... Eu iria aproveitar cada pouco com muitos risos e beijos. Porque os pais precisam seguir seu caminho, aquele que poderão enfeitar lá na frente para o seu caminhar ser menos tristonho. Eles devem sentir muito por ter que deixar você sem eles por enquanto. Eu sei que os meus sentem. Mas por hora precisa ser assim. O importante é que os seus estão todos os dias ao seu lado, e quando você sente frio pode correr para abraça-los e se aquecer pertinho de seus corações.
- Eu gosto muito de morar do lado de fora, mas é porque eu precisei me acostumar com o que eu tinha. No entanto eu também iria gostar se um dia, calhasse de morar do lado de dentro. Morar por dentro não impede de ver lá fora.
Nisto, Maria termina a faxina e chama Fernandinha, já é hora de seguir na estrada.
Ela vai até Diane lhe dá um abraço e diz:
- Que sorriso lindo o seu.
- Menina eu não sorri.
- Ah não foi com seus lábios não, foi com o seu coração, ele bateu bem forte e eu senti.
Então meio timidamente Diane sorri e num jeito meio sem jeito fala:
- Conhecer você Fernandinha foi especial.
Fernandinha responde:
- E conhecer você foi especialmente especial.
- Até...
Fernandinha então olha para o Céu e com um sorriso largo pergunta ao Senhor do alto:
- E então amigão, para que lado o cata-vento da vida vai me levar mais tarde?



*** Muitas vezes, não importa a situação, a pouca idade ou o que nos acontece, somos equilibristas de nossos atos, escolhas...
A vida é apenas a corda em que penduramos o relógio. Mesmo que a chuva fina caia ou o Sol brilhante sorria estrondosamente lá fora, precisamos aprender que nada é mais bonito que sorrir com o coração, só assim achamos a solução na corda do relógio da vida.

2 comentários:

  1. As tuas histórias encerram amor , ternura e um certo mistério .
    O Amor é posto em cada palavra e na forma como encaras o outro .
    A Ternura, na forma como encadeias a conversação , nas respostas que das em forma velada de mensagem tentando que o interlocutor te perceba .
    O mistério é todo esse clima de uma densidade que profunda que emana da tua vida, dos teus dons de menina com pensamentos que ultrapassam as tuas vivências .
    Depois , pelo lado de fora que te enche de vida e de sol e também de estrelas , na vivacidade com que nos contas as estórias
    da tua historia.
    Bem vinda , menina , às luzes de dentro que agora também só tuas !
    ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  2. A definição de vida no final é uma perfeita traduçao do reagir.

    ResponderExcluir

Gratidão♥♫